MPR Informática ministra Curso de Flash para a 9ª turma do Programa de Treinamento em Jornalismo Gráfico

Nos dias 13/05/2009 a 15/05/2009 a MPR Informática ministrou o curso de Flash CS3 na modalidade in-company no Grupo Folha.
Foram ao todo 8 selecionados que participam do programa + 4 convidados do Grupo Folha.
A turma estava dividida em pessoas que já conheciam o software e pessoas que eram iniciantes, ou seja, que nunca utilizaram o programa Flash.
O método de ensino da MPR Informática permitiu que cada participante realizasse o conteúdo proposto dentro de seu tempo, permitindo flexibilidade tanto para aqueles que já conheciam o conteúdo inicial, avançando para projetos mais complexos e para aqueles que desejavam praticar os primeiros exercícios com mais calma.
O estudo do público-alvo do treinamento permitiu que a MPR Informática preparar conteúdos e exercícios direcionados como a criação de infográficos.
Recebemos a atribuição de 100% de satisfação quanto a adequação do conteúdo apresentado bem como o grau de satisfação em ter realizado o treinamento.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/ult76u555864.shtml

Vetorizando imagem com a Ferramenta Pen Tool

Veja um vídeo de como vetorizar uma imagem utilizando a ferramenta Pen Tool

Clique aqui para iniciar o vídeo

Para colorir a imagem, você utilizará a ferramenta Eyedropper Tool. Veja um vídeo clicando no link abaixo:

Utilizando a ferramenta Eyedropper tool

Márcia Cadecaua
Clique aqui – Curso de Flash – MPR Informática

Utilizando a ferramenta Pen Tool

Nesta primeira parte, você aprenderá a utilizarar a ferramenta Pen Tool para criar segmentos fechados e abertos.
Clique no link abaixo para visualizar um vídeo

Parte I – Criando segmentos fechados e abertos com a ferramenta Pen Tool

Na segunda parte, você aprenderá adicionar pontos em um segmento já existente e também alterar a posição desses pontos.

Parte II – Adicionando pontos em um segmento já existente e alterando a posição

Na terceira parte, você aprenderá como excluir pontos de um segmento e também a converter os pontos em curvas.

Parte III – Excluindo pontos de um segmento e convertendo pontos em curvas

Márcia Cadecaua
Clique aqui – Curso de Flash – MPR Informática

Espaçamento de Pincéis

Quando usamos a ferramenta Brush tool em formato de estrela, por exemplo, nota-se que as estrelas estão muito unidas e não dão o efeito de um céu estrelado.

Clicando na paleta Brushes como mostra a imagem, conseguimos configurar algumas propriedades dos pinceis.

Clique uma vez na opção Brushe Tip Shape como ilustrado na imagem abaixo.

Aparecerão as opções gerais do pincel selecionado, note que as estrelas continuam unidas na caixa de visualização. Para alterar isso devemos mover o espaçamento (Spacing) de 25% para uma proporção maior.

Foi alterado o espaçamento (Spacing) para 180%, observe como as estrelas já estão mais distribuídas.

Agora observe o resultado final da alteração.

Vanessa Lanzillotta
Clique aqui – Curso de Photoshop – MPR Informática

Segundo Eixo de Valores

Para criar um gráfico com dois eixos de valores selecione o intervalo com o qual quer gerar o gráfico e aperte a tecla de função F11.

O gráfico foi gerado.

Clique com o botão direito na série de dados que se deseja colocar como eixo secundário no gráfico gerado e acione a opção Formatar Série de Dados.

Abrirá a janela Formatar Série de Dados, acione a opção Eixo Secundário.

Feche a janela Formatar Série de Dados.

Repare que a série selecionada fica a frente das outras séries e outro eixo de valores é adicionado ao gráfico.

Para uma melhor visualização vamos alterar o tipo de gráfico da série que ficou no segundo eixo secundário para linha.

Agora possuímos um gráfico com dois eixos de valores.

André Lanzillotta
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Importar arquivos de título

O Pinnacle Studio importa arquivos no formato VOB transformando-os em MPEG.

Para isso primeiramente coloque o DVD com o filme desejado no drive de DVD.

Em seguida abra o Pinnacle Studio.

Acione o menu arquivo e escolha Importar títulos de DVD.

Será aberto a janela Importar títulos de DVD.

A opção Escolher um (a) (imagem de) disco: serve para indicarmos em que local ou drive está o filme desejado.

A opção escolher uma pasta de destino: serve para indicarmos em que diretório desejamos que o vídeo convertido para o formato MPEG fique gravado.

A opção Digitar um nome para este disco: serve para dar nome ao vídeo convertido em MPEG.

A opção Verificar os títulos a importar: serve para selecionarmos os títulos do DVD a serem convertidos para MPEG.

Depois de configurar as opções acima listadas, basta acionar a opção Importar e o Pinnacle Studio fará a conversão.

André Lanzillotta
Clique aqui – Curso de Pinnacle Studio – MPR Informática

Isolar o áudio do vídeo

O programa Pinnacle Studio permite que se isole o áudio original do vídeo e exporte-o em formato AVI.

Para isolar o áudio do vídeo primeiramente importe um vídeo para o Pinnacle Studio.

Em seguida arraste o vídeo para a trilha de vídeo, indicada na imagem abaixa.

Aperte o botão Reproduzir para que se possa ver o vídeo e ouvir o áudio original do filme.

Em seguida arraste o vídeo que se encontra na trilha de vídeo para a trilha de efeitos sonoros.

Acione o botão Reproduzir novamente para ouvir o áudio.

Repare que o Pinnacle Studio isolou o áudio original do vídeo.

Para salvar esse arquivo com o áudio isolado em formato AVI vá até a ficha Criar Filme.

E acione a opção “Criar arquivo…”

Seu arquivo de áudio será exportado em formato AVI e poderá ser reutilizado mais tarde em outro projeto.

André Lanzillotta
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Macro Auto Executável

Para criar uma macro auto executável abra o Excel e aperte as teclas de atalho Alt+F11.

Acione o botão Inserir Módulo, indicado na imagem abaixo, para inserir o módulo onde será criado o procedimento.

Com o módulo Inserido construa o procedimento desejado, como no exemplo abaixo.

* Para que a macro se torne auto executável deve-se dar o nome a ela de auto_open do contrario não funcionará o recurso.

Repare que o procedimento mostrado acima insere o texto MPR Informática na célula B4 e formata para a fonte Times new Roman.

Execute o procedimento e em caso de erro faça as correções necessárias.

Depois de executar o procedimento, salve o arquivo com o nome desejado.

Selecione a planilha inteira em que a macro foi executada e limpe-a (Limpar/Limpar tudo).

Salve o arquivo novamente e feche-o.

Agora basta abrir o arquivo novamente para que a Macro seja executada automaticamente.

André Lanzillotta
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Subfolha de dados

Objetivo:

Trabalhar com duas tabelas ou consultas simultaneamente.

No banco de dados acima existem 2 tabelas: Estoque e Funcionário.

Na tabela estoque está a quantidade de produtos em estoque.

A tabela Funcionários contém informações relacionadas aos funcionários.

Faz-se necessário saber a quantidade vendida por cada vendedor e a quantidade de produtos em estoque.

Para que se possa fazer isso sem ter que ficar alternando entre as duas tabelas frequentemente, existe o recurso Subfolha de dados.

Para trabalhar com a tabela Funcionários e com a tabela Estoque simultaneamente:

Selecione qualquer registro da tabela Funcionário.

Em seguida acione o botão Mais, que se encontra na Guia Início, em seguida a opção Subfolha de dados e Subfolha de dados.

Será exibida a janela Inserir Subfolha de dados para que possa ser escolhida a tabela ou consulta a ser vinculada.

No caso selecione a tabela Estoque e clique no botão OK.

Feito isso aparecerá marcadores com o sinal de + nos registros da tabela funcionário que serve para indicar que há uma tabela vinculada.

Para exibir a tabela vinculada basta clicar no indicador com o sinal de + e ele exibirá a tabela vinculada.

Agora é possível trabalhar com a tabela Funcionários e Estoque simultaneamente.

André Lanzillotta
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Os erros mais comuns em Apresentações em PowerPoint

Criar uma apresentação no PowerPoint requer alguns cuidados para que o seu trabalho tenha uma identidade visual clara e as informações como textos, imagens, formas e outros elementos fiquem disponíveis pela apresentação de maneira a não prejudicar o principal objetivo: fazer com que a sua mensagem seja compreendida pelo seu público-alvo.
Atenção para as dicas abaixo, são erros comuns que algumas pessoas deixam escapar:

1. Utilizar fontes que não são comuns em todos os computadores: A escolha das fontes é muito importante tanto para manter a legibilidade, ou seja, garantir que o público conseguirá ler o que você escreveu, quanto para não causar problemas de incompatibilidade em outros computadores. Por isso, prefira as fontes básicas como Arial, Verdana e Times New Roman. Você também pode salvar as fontes junto com o documento em Save As > Tools > Save Options > Embed TrueType fonts (Salvar Como > Ferramentas > Opções de Salvamento > Salvar fontes TrueType). Nota: o tamanho do arquivo ficará maior se você salvar as fontes.

2. Copiar e colar imagens e vídeos: Você deve sempre INSERIR imagens, vídeos e gráficos no documento pelo guia Insert > Picture (Inserir > Imagem), Insert > Movies (Inserir > Vídeos), Insert > Sounds (Inserir > Vídeos ou Sons) e Insert > Chat (Inserir > Gráfico). Assim, você evita que imagens fiquem quebradas ou que travem o arquivo.

3. Inserir muito texto: A apresentação é para servir de apoio e não para dar todas as informações. Então, não leia o que está escrito e não coloque textos muito longos, prefira o uso de marcadores e tópicos.

4. Não revisar a apresentação: Você deve certificar-se que a apresentação está concluída e que não apresenta erros de português e de informação.

5. Colocar muitos efeitos, transições e imagens: A apresentação deve servir de apoio às observações orais, que devem ser mais atraentes. Os slides não podem roubar a atenção nem cansar o público com transições intermináveis, efeitos onde cada palavra surge por vez e assim por diante.

6. Arquivos grandes: Na hora de enviar uma apresentação por e-mail, por exemplo, ela não pode estar muito grande. Por isso, controle no uso de imagens e vídeos que tornam o arquivo ainda maior. Lembre-se de enviar os vídeos quando os arquivos serão abertos e editados por outras pessoas.

7. Uso excessivo de cores: Deve-se evitar cores com pouco contraste ou muito chamativas no fundo. Também não é aconselhável usar muitas cores em uma só apresentação, o ideal é usar uma combinação de três ou quatro cores em todo os slides (para texto e fundo).

Recomendações baseadas no artigo que está em: http://tecnologia.uol.com.br/downloads/ultnot/2007/10/22/ult2878u280.jhtm (Último acesso em: 09/04/2009)

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