“Em todas as coisas, o sucesso depende de preparação prévia” – Confúcio
É comum em uma entrevista de emprego, você ser questionado sobre seu conhecimento em alguns programas e o Excel é um dos mais solicitados pelas empresas.
E para auxiliar na seleção dos candidatos, muitas empresas adotam um teste de Excel para aferir os conhecimentos do candidato e saber se realmente ele possui os requisitos necessários para a vaga.
Separamos aqui 3 dicas que entendemos ser de extrema relevância para te ajudar nesse processo para você conseguir a vaga.
Dica 1: Como responder a pergunta: “Qual o seu nível de Excel?”
Se perguntarem “qual o seu nível” de conhecimento em Excel, não responda algo como: “tenho o básico”, “fiz um curso intermediário” ou ainda: “tenho o avançado”. Quem classifica os cursos em níveis (básico, intermediário e avançado) são as escolas de informática. E muitas vezes conteúdos do curso básico de uma escola estão no módulo intermediário de outra e assim vai…
O mundo corporativo requer um detalhamento maior. Você está em uma entrevista. Explique melhor o que você sabe fazer com o Excel.
Exemplo: eu sei criar planilhas, elaborar fórmulas matemáticas básicas, sei fazer cálculos com porcentagem, crio relatórios com tabela dinâmica, sei automatizar planilhas com macros e programação VBA etc.
Dito isso, quem vai atribuir um “nível de conhecimento” é o entrevistador. Assim, o que você talvez achava ser um conhecimento básico, para ele, é mais que suficiente para você ficar com a vaga.
Mas lembre-se: se falar que sabe usar os recursos, talvez você tenha que provar que sabe mesmo 🙂
Dica 2: Não adianta fazer curso de Excel e não praticar os conteúdos
Uma coisa é você fazer o curso. A outra, é você ter AGILIDADE para usar o programa e trazer as respostas em um tempo hábil. E usar o Excel com agilidade requer PRÁTICA, ou seja, faça, refaça várias vezes os exercícios que aprendeu.
O curso de Excel vai te proporcionar o conhecimento da ferramenta. A agilidade em usar o programa, depende do quanto você vai se dedicar em praticar o que aprendeu.
Em um teste de Excel, é importante você mostrar com objetividade que sabe onde estão os recursos, como usar as funções e resolver o problema. Pense na situação de você estar fazendo um teste e demorar uma hora para entregar o resultado enquanto outros candidatos conseguem resolver em vinte minutos ou meia hora de maneira correta. Quem tem mais chances de ficar com a vaga?
Dica 3: Preste atenção nos enunciados das questões
Sabe aquela pressa de querer fazer logo o teste para mostrar eficiência? Antes de entregar o teste, leia novamente os enunciados. Você está entregando tudo o que foi perguntado? Os resultados estão certos? Verificou se calculou o que foi solicitado?
Já vimos muita gente calculando valor final do produto quando na verdade era para calcular somente valor do desconto. Esquecendo de fazer alguma formatação solicitada porque se preocupou somente com o PROCV porque afinal era o mais importante na questão.
Sim, mas se o outro candidato além do PROCV fizer a formatação solicitada, adivinha quem vai ser chamado para a vaga?
Conseguiu captar que tem muita coisa sendo avaliada em um teste de Excel, que vai além do conhecimento do programa?
Quer saber se você está preparado para encarar um teste de Excel? Clique no botão abaixo e te ajudamos a descobrir.
Gostou dessa dica? Ajude um amigo(a) que também está procurando emprego e repasse essa dica para ele(a). Boa sorte nas entrevistas!